Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Notícias de Trento - Canal de informaçőes

Fique atualizado sobre o que acontece na Região Autônoma Trentino-Südtirol.

Novo projeto de lei para Trentinos


Franco Panizza

Os senadores Fausto Longo e Franco Panizza apresentaram na semana passada um novo projeto de lei com base na Lei italiana 379/2000, que garante a cidadania italiana aos descendentes de imigrantes oriundos do antigo Império Austro-húngaro (Trentino-Südtirol e Friuli Venezia-Giulia).

O novo projeto de lei, de autoria conjunta dos senadores Fausto Longo e Franco Panizza (e com apoio do "Grupo Autonomista" no Senado Italiano), prevê que não haja mais nenhum limite de tempo para que os descendentes trentinos solicitem a cidadania italiana - uma vez que essas regiões são hoje partes costituintes da República Italiana -, porém mantendo o contexto da antiga Lei 379/2000, que leva em consideração as peculiaridades históricas e culturais dessas regiões do antigo Império Austro-húngaro.

Durante a apresentação do projeto de lei, o senador Franco Panizza salientou sua importância, afirmando que a Itália deve reconhecer a cidadania aos descendentes dessas regiões e solicitou, inclusive, que haja menos burocracia no reconhecimento dos processos. Panizza ainfa afirmou que "os descendentes representam um grande potecial que poderá ajudar a Itália nesse período de crise.


Fausto Longo

No ano passado (2012), o CTSP apresentou em Trento o trabalho "Perfil do Requerente CTSP" que salientava exatamente a importância dos descendentes trentinos, seu potencial e seu interesse em manter vínculos com suas regiões de origem. Ambos os senadores apresentadores do projeto de lei receberam um exemplar do "Perfil do Requerente CTSP"

O CTSP parabeniza os senadores pela rápida atuação em favor dos descendentes trentinos, sul-tiroleses, gorizianos e friulanos.

Texto do projeto, clique aqui: