Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Curiosidades trentinas

Ovos tingidos: tradição trentina

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois da crucificação, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, momento em que seu espírito e seu corpo foram reunificados.

É o dia santo mais importante do cristianismo, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

A festa é popularmente associada às imagens do coelho e ovos. A origem do “coelho” como símbolo vem do fato de sua notável capacidade de reprodução; como a Páscoa representa a ressurreição (renascimento), ou seja, renovação, o coelho - segundo alguns, teria essa associação, reforçada pelo símbolo do “ovo”, que na antiga simbologia cristã representa a renovação periódica da natureza.

Em muitos países da Europa há crenças de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o resto do ano. Outra crença popular conta que um ovo posto na Sexta-Feira Santa afasta as doenças! Aqui no Brasil ainda há o costume de se oferecer e comer ovos tingidos na Páscoa.

Esta tradição também ocorre com os trentinos. Há anos os ovos são tingidos com materiais orgânicos, cozidos numa panela juntamente com flores do campo e embrulhados num pano para que as flores estampem os seus formatos nas cascas dos ovos e assim “carimbem” sua imagem, proporcionando figuras incríveis e exóticas. Todos ficam ansiosos com a retirada dos ovos da panela para apreciarem o resultado.

Aprenda a tingir seus próprios ovos de páscoa para presentear amigos e familiares,
segundo a tradição trentina:

1º. Colocar os ovos numa panela sem deixar sobrepor uns aos outros;
2º. Cobri-los com água;
3º. Colocar uma colher de vinagre;
4º. Acrescentar a matéria-prima que vai colorir os ovos;
5º. Deixar a água ferver; cozinhar em fogo brando por 15 minutos.

Obs. Para intensificar a cor, manter os ovos na água onde foram fervidos, deixando-os na geladeira até o dia seguinte.

Como colorir?

- Vermelho claro: beterraba
- Laranja: cascas de cebola
- Amarelo: açafrão
- Amarelo dourado: casca de maçã amarela
- Amarelo claro: casca de laranja, cenoura ou cominho em pó
- Bronze: café
- Verde claro: folhas de espinafre
- Azul: repolho roxo

Por Daniel Langhi – Diretor da Juventude Trentina 

> veja outras curiosidades