Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

História e cultura

Por Everton Altmayer – Diretor de Cultura

Trentino: uma terra de encontros

O Trentino é por excelência uma terra de encontros. Passagem estratégica nos Alpes desde a Antigüidade, a terra trentina é marcada pelo milenar encontro das culturas alemã e italiana. A região da Província Autônoma de Trento se encontra no extremo norte da Itália, em meio às montanhas Dolomitas, no início dos Alpes. Seus vales e montes encantam pelas belezas naturais e pela simpatia e simplicidade de seu povo.

O idioma predominante é o italiano, seguido do ladino (língua latina falada em Val di Fassa, Val di Non e Val di Sole ) e do alemão (ainda falado em Val dei Mòcheni e Luserna). Historicamente antigo e importante, o Trentino possui ainda consciência de sua origem gaulesa, sendo também chamado em alemão por Welsch Tirol (Tirol gaulês, italiano). Sua capital Trento fora já no período romano um importante local (Tridentum), um dos marcos da conquista romana na Gália Cisalpina.

Politicamente, a Província Autônoma de Trento se encontra unida à Província Autônoma de Bolzano (Autonome Provinz Bozen) que, juntas, formam a Região Autônoma Trentino-Alto Adige/Südtirol. A região é a porção meridional do Tirol histórico, pois até 1918 permaneceram unidas ao Tirol Setentrional (Nordtirol / Osttirol), hoje na Áustria. Enquanto a língua do Trentino é historicamente a italiana, a língua do Südtirol é o alemão, assim como no Tirol austríaco.

Próxima