Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Notícias

02/10/2008 - Cidadania italiana é tema de encontro entre Circolos Trentinos do Brasil

Membros do CTSP participam de discussão em busca de alternativas para acelerar processos junto aos Consulados e às autoridades em Roma

Nos dias 20 e 21 de setembro, os membros representantes dos Círculos Trentinos de São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Rodeio, Vitória, Piracicaba e Jundiaí, a Sra. Iracema Moser, presidente da Federação dos Circolos Trentinos do Brasil, e o Sr. Eraldo Stenico, consultor da Província Autônoma de Trento no Brasil, estiveram reunidos em Curitiba, no Paraná, para debater a situação dos processos de cidadania italiana de acordo com a lei italiana 379/00 que tramitam nos Consulados Gerais da Itália das respectivas jurisdições, assim como para levantar a questão da demora no retorno de Roma com um parecer sobre as solicitações de reconhecimento de cidadania enviados aos órgãos italianos competentes.

Após confronto de realidades, procedimentos e resultados, com participação destacada do Sr. Amato Valenti, vice-presidente do Circolo Trentino di São Paulo (CTSP), e da Drª Jéssica Garcia Batista, diretora de Atendimento para Cidadania Italiana do CTSP, o grupo concordou em redigir uma carta, endossada por todos os participantes do encontro, na qual constarão algumas reinvidicações e sugestões de melhorias a serem implementadas nos Consulados de cada jurisdição. Este documento será enviado à Associação Trentini nel Mondo, entidade que representa os Circolos Trentinos do Brasil na Itália, com sede em Trento. A associação se encarregará de enviar a comunicação para Roma, onde são tomadas as decisões em relação à concessão de cidadania.

“Fizemos um balanço positivo de nossa participação, pois apresentamos de forma clara e organizada nossa opinião, experiência e luta para defender os direitos de nossos associados. Acompanharemos de perto o desdobramento dos acontecimentos e certamente não deixaremos que os esforços despendidos até o momento sejam em vão”, conclui o Sr. Amato Valenti.