Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Notícias

10/02/2009 – CTSP participa de documentário sobre Migração Tirolesa no Brasil

"No início do mês de Dezembro de 2008 o diretor de cultura do CTSP, Everton Altmayer, participou de um documentário produzido no Brasil pela televisão italiana RAI 3 (televisão regional do Trentino-Südtirol) sobre a imigração tirolesa no Brasil. Organizado pelo Diretor Luis Walter, sul-tirolês de Bolzano, e pelo  produtor trentino Marco Sonna, o documentário trata da realidade dos descendentes tiroleses (sobretudo trentinos e sul-tiroleses) nas terras brasileiras e de seu grau de contato com a terra de origem.

Everton Altmayer apresentou a realidade dos trentinos da cidade de São Paulo, falando das dificuldades existentes para a obtenção da cidadania italiana e do resgate da identidade tirolesa entre os descendentes. Também tratou de seus estudos do dialeto trentino junto à USP e da importância das comunidades trentinas brasileiras, que há mais de um século preservam sua cultura e identidade.

Luis Walter é um conhecido diretor da Província de Bolzano, tendo já produzido alguns documentários sobre a região autônoma e sobre a sua história. Ator e diretor de teatro, foi idealizador e promotor de eventos culturais e artísticos que se consagraram na região. Seu novo documentário teve o apoio da entidade Sudtirolesi nel Mondo e sua estréia está prevista para o primeiro semestre de 2009."

RAI - Diretor Luis Walter e produtor Marco Sonna
Everton e Schützen do Südtirol

 

Maiores detalhes: