Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Comunicado

23/05/2009 – Certidőes para complementar o Processo de Cidadania Italiana

Prezados Associados,

A maioria dos processos de cidadania foi enviada a Roma no final do Ano de 2008 por parte do Consulado Italiano de São Paulo. Já estamos vendo movimentação do Ministério do Interior Italiano no que tange à análise dos processos, visto que já estão expedindo notificações para apresentação e/ou substituição de documentos.

Recentemente algumas famílias já receberam notificação do Consulado dando parecer positivo para concessão da cidadania italiana, confirmando nossa informação de que o Ministério do Exterior está de fato trabalhando na análise dos processos de cidadania.

Em função disso, dentro de um esforço para que tenhamos sucesso depois de uma longa temporada de espera, solicitamos a todos os requerentes as seguintes providências:

•  Cada Família deverá definir para o CTSP o nome de um Representante da Família (RdF) para facilitar e agilizar a interação com o Circolo Trentino principalmente visando atender possíveis demandas do Consulado Italiano. O nome do RdF deverá ser comunicado ao CTSP através de e-mail , informando o nome do Dante Causa, email e telefone de contato.

•  O Representante da Família (RdF) deverá providenciar a elaboração da árvore genealógica da família dentro dos 2 padrões (modelo 1 e modelo 2, conforme descrito no item a do link cidadania). A árvore genealógica deverá ser enviada ao CTSP por e-mail para , aos cuidados de Lisandra Ciola. Prazo para envio: 30/set/2009.

•  O Representante da Família (RdF) deverá providenciar a entrega dos documentos recentemente solicitados pelo CTSP (sendo para a maioria das famílias: Certidão de Desembarque do Dante Causa; Certidão Negativa de Naturalização do Dante Cause e Certidão de Óbito do Dante Causa e de outros membros da árvore genealógica que compõem o processo de cidadania da família, mesmo que não sejam requerentes).

Neste caso, os documentos deverão ter data de emissão inferior a 1 ano, lembrando   que certidões emitidas pelos Cartórios deverão ser de INTEIRO TEOR, que são  exigências do Consulado Italiano; As novas certidões que não são de INTEIRO TEOR estão sendo devolvidas pelo Consulado Italiano.

•  Para o bom andamento dos trabalhos todos os requerentes obrigatoriamente deverão estar cadastrados no site do CTSP, e em dia com as contribuições perante a Tesouraria, uma vez que o CTSP passará a dar prioridade no atendimento aos requerentes com esse perfil. Para regularização das contribuições em atraso o requerente deverá enviar e-mail para , solicitando um posicionamento para autorizar a re-emissão de boleto bancário;

Vale mencionar que esses procedimentos são muito importantes para o CTSP uma vez que estamos prevendo que alguns processos de cidadania precisarão ser retrabalhados em função da análise do Ministério do Interior da Itália para dar parecer positivo ao processo.  

Aproveitamos para informar que a Lei 379/2000 expira em Dez/2010, porém os trabalhos de preparação de novos processos para cidadania italiana deverão encerrar em meados de Julho/2010. Caso algum membro da família queira integrar ao processo já existente no CTSP o mesmo deverá ser avisado que o prazo de encerramento do atendimento será antecipado para Julho/2010.

Sem mais para o presente momento, colocamo-nos à disposição para novos esclarecimentos.

Atenciosamente,

Ruy Bottesi
Presidente
Circolo Trentino di São Paulo – CTSP

> veja outros comunicados