Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Curiosidades trentinas

UMA PROVA DE AMOR ETERNO

A Stella Alpina (em alemão Edelweiss), é uma flor originária dos Alpes entre a Itália e a Alemanha. Floresce entre Agosto e Setembro, somente em grandes altitudes (entre 1700 e 3400 metros ), em lugares de difícil acesso: frestas entre as pedras, nas encostas dos penhascos.

Dada a dificuldade para encontrá-la, os camponeses apaixonados, obstinados a provar o seu amor, desafiavam a perigosa escalada nas altas montanhas em busca da flor, que era presenteada às suas amadas. O perigo que corriam para colher uma Stella Alpina demonstrava sua valentia e boas intenções (quanto maior a flor, maior prova de amor). Mas muitos foram aqueles que voltaram dessa aventura com lesões, e muitos também que jamais voltaram. Lendas e canções sobre jovens que caíam em abismos enquanto tentavam colhê-la fazem parte do folclore alpino.

Preferida de poetas, artistas e artesões, e fazendo parte do imaginário popular trentino-tirolês, a Stella Alpina é tema de várias canções, poesias e pinturas até hoje. Entre as lendas que a retratam, existe uma que diz que a sua cor se deve ao branco da lua e que a flor é capaz de fugir aos esforços dos homens que a procuram, elevando-se cada vez mais na montanha.

A “estrela alpina” ficou mundialmente conhecida através do filme “A Noviça Rebelde”, que revelou sua magia através da música Edelweiss. O nome alemão da flor significa “branco nobre”.

Por muitos é considerada a verdadeira flor do amor, haja vista que muitos arriscaram suas próprias vidas, escalando montanhas para colhê-la. Também representa o amor eterno, pois mesmo depois de colhida, se bem cuidada, chega a durar mais de 100 anos. É por este motivo que se presenteia com uma Stella Alpina somente alguém muito especial.

A Stella Alpina representa a Honra, a Liberdade, o Mundo dos Sonhos e o Amor Eterno.