Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Curiosidades trentinas

Muito antes do Papai Noel

A imagem do Natal é sempre associada à chegada do Papai Noel. Entretanto, poucos sabem que o “bom velhinho” é na verdade uma modificação de uma tradição muito mais original e fiel às comemorações do Nascimento de Jesus.

O hábito de se entregar presentes no Natal advém da festa de São Nicolau (San Nicolò, Nikolaus), Bispo de Mira, na Lícia (atualmente Turquia), que viveu entre os séculos III e IV e se popularizou muito cedo por seu hábito de entregar presentes aos pobres na época do Natal. O bispo deixava os presentes nas portas e janelas das casas, ou jogava-os pelas chaminés. As relíquias de São Nicolau foram levadas para a Europa em 1807 e se encontram hoje na catedral de Bari, na Itália.

Na Idade Média, a festa comemorativa do Santo (6 de Dezembro), popularizou por toda a Europa e com ela também se popularizou o costume de, nessa data, presentear as pessoas pobres e as crianças, geralmente com maçãs. Também na Idade Média teve início a tradição de pessoas se fantasiarem de São Nicolau para a entrega dos presentes. Poucas áreas da região Norte da Itália comemoram a vinda de São Nicolau; na região Trentino-Südtirol a tradição é mantida por conta de ser parte do folclore tirolês.

No dia anterior à visita do bispo, 5 de Dezembro, as crianças são surpreendidas com a vinda dos assustadores Krampus (os diabinhos), que deveriam castigar as crianças que não se comportaram bem durante o ano. No dia 6 eles também chegam junto de São Nicolau, que “confere” se as crianças se comportaram bem durante o ano. O Krampus tem sua origem numa antiga tradição romana que foi incorporada à festa de São Nicolau por conta da época em que os sacerdotes romanos comemoravam as lupercálias (dia 5 de dezembro – solstício de inverno)

No Brasil, a festa de San Nicolò (Nikolausfest em alemão) chegou com a imigração tirolesa e germânica e em muitos lugares acabou se incorporando de tal maneira aos costumes locais, que virou uma tradição obrigatória, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Na cidade de São Paulo por exemplo, o Grupo Tirol comemora a festa de São Nicolau para as crianças, com a vinda do “Bispo do Natal” e dos Krampus, mantendo viva essa antiga tradição natalina praticada em vários países.

Outro dia para a entrega de presentes é o dia 6 de Janeiro, o Dia dos Santos Reis , que até hoje é comemorado com festas e manifestações folclóricas na Europa e América; no Sudeste do Brasil é muito comum a Folia de Reis, com danças típicas e visita nas casas.

Pode-se dizer que San Nicolò é o precursor do Papai Noel. O seu hábito de presentear crianças e pobres serviu foi incorporado aos costumes de Natal, com a troca de presentes entre as crianças que se comportaram bem durante o ano, na virada da noite de 25 de Dezembro.

Fonte: www.grupotirol.com

> veja outras curiosidades