Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Curiosidades trentinas

O Trentino da Idade do Cobre

Em Setembro de 1991, um casal de turistas alemães, Helmut e Erika Simon, caminhavam pelas montanhas do Tirol quando se depararam com um cadáver. De imediato avisaram as autoridades locais que presumiram ser um corpo de alpinista que tivesse desaparecido algum tempo, como diversos outros que são freqüentemente encontrados na região.

O corpo foi confiscado pelas autoridades austríacas e levado para a cidade mais próxima, Innsbruck, na Áustria. Lá, Konrad Spindler, arqueólogo da universidade local, declarou que o cadáver se tratava de um homem pré-histórico que morrera há milhares de anos.

O corpo fora encontrado a 3.210 metros acima do nível do mar, no maciço de Ötztal (Alpes Orientais), o que lhe valeu o apelido de Ötzi. E ncontrado a poucos metros além da fronteira austro-italiana, em território italiano, numa depressão rochosa e superficial, e le agora está exposto no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul (Südtirol), Bolzano, Itália.

O Homem do Gelo, como fora batizado pelos noticiários mundiais, é muito antigo e disputa o título de a mais velha múmia humana conhecida com a múmia egípcia" Ginger". Mas q uase tão impressionante quanto sua idade, aproximadamente 5300 anos, é o fato de ter sido encontrado roupas e acessórios junto ao corpo. A preservação teria sido resultado de uma tempestade de neve que o protegeu dos abutres, seguida de um congelamento e posteriormente de ressecamento.

Como a singularidade da descoberta não foi imediata, a forma como o cadáver foi retirado do local destruiu muitas informações arqueológicas e afetou o próprio corpo. Posteriormente, foi realizada uma escavação minuciosa no local onde o corpo foi encontrado, no verão de 1992, que revelou ao mundo muitas evidências valiosas, entre as quais grande quantidade de material orgânico como sementes, folhas, madeira e musgos, que serviram para estudos científicos sobre a vida de nossos ancestrais.

Agora, alguns fatos substituem as primeiras teses por uma história mais consistente; realista. Não seria errado dizer que o trentino Ötzi é o homem mais antigo já encontrado na face da Terra.

Por: Daniel Langhi - Diretor da Juventude Trentina do CTSP

> veja outras curiosidades