Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Curiosidades trentinas

Castelo Tirol: Patrimônio tirolês no Südtirol

Quando citamos o Tirol, costumamos nos lembrar da região montanhosa pertencente à Áustria. Porém, boa parte do Tirol fica em território italiano, na Região Autônoma Trentino-Alto Adige/ Südtirol. Alto Adige, ou seja, o Südtirol (Tirol meridional) é um nome novo para a província de Bolzano e deve seu nome por causa da província se localizar na parte alta do Vale do Rio Adige (Etsch).

Na Idade Média o nome ladino de um castelo, localizado na cidade de Merano (Meran), no Südtirol, deu nome à toda a região: Tyrol. Construído no alto de um rochedo, o imponente castelo medieval abriga hoje as ruínas de uma igreja paleo-cristã, que ninguém sabe ainda ao certo como foi construída naquele lugar de acesso tão difícil para sua época.

No século X, o Principado do Tirol já era um dos mais importantes principados do Sacro Império Romano-Germânico de Carlos Magno que, juntamente com o Principado de Trento, formavam o Condado Episcopal do Tirol. O Principado Episcopal de Trento era um antigo Estado eclesiástico que existiu por cerca de oito séculos (de 1027 a 1802) no território da atual região italiana do Trentino-Alto Ádige. No início do século XIX, foi secularizado e englobado administrativamente ao Tirol, condado do Império Austríaco, do qual já fazia parte como entidade autônoma.

No século XI, o governo tirolês passou a ser dividido entre os tradicionais príncipes-bispos e condes do Tirol, proeminentes de famílias nobres. A partir deste evento, a região passou a ser formada pela Confederação do Tirol.

Em meados do século XIII, boa parte da província pertencia à Casa de Habsburg (casa imperial da Áustria), tornando-se parte do império Austro-húngaro. Deste modo, a jurisdição episcopal diminuiu, embora muitos territórios eclesiásticos foram mantidos e podiam ser encontrados na região até 1803, como o Principado Episcopal de Bressanone (Brixen), no Südtirol.

Atualmente o castelo Tirol abriga um interessante museu sobre a história, hábitos e cultura da região tirolesa.

Por: Daniel Langhi – Diretor da Juventude Trentina

> veja outras curiosidades