Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Notícias de Trento - Canal de informaçőes

Fique atualizado sobre o que acontece na Região Autônoma Trentino-Südtirol.

Fundado em Trento o "Observatório da Autonomia" Trentino-Tirolesa

No dia 13 de maio, foi fundado oficialmente em Trento o OSAR - Osservatorio Studi Autonomisti Regionale ed Europei ("Observatório Regional e Europeu de Estudos Autonomistas"), um projeto de iniciativa popular que tem por objetivo defender e difundir os valores autonomistas da região trentino-tirolesa e demais regiões alpinas europeias.

Uma palestra abriu a conferência ocorrida Palácio da Região Autônoma Trentino-Südtirol, em Trento, que contou com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades educativas e culturais, bem como da população local.


Presidente Nicola Fioretti

Inspirado nos ideais da antiga ASAR (Associazioni Studi Autonomisti Regionali), que nas décadas de 1950 e 1960 defendeu a criação do estatuto de autonomia para as duas províncias de Trento e Bolzano (Tirol do Sul), o OSAR ganhou força em 2012, com a grande manifestação popular em defesa da autonomia provincial e regional, ocorrida em Trento, que contou com a presença de representantes de todos os vales trentinos. O CTSP colaborou com a iniciativa enviando um vídeo de apoio.

Alguns dos idealizadores e fundadores do OSAR, como seu presidente Nicola Fioretti e seu vice-presidente Renzo Tommasi, colaboraram com o CTSP em 2012, durante a organização da palestra sobre o perfil dos requerentes trentinos que aguardam a cidadania italiana e a real situação das filas dos consulados.

No artigo 2. do estatuto do OSAR, consta o seguinte parágrafo: " Impegnarsi a sviluppare e coltivare rapporti basati sull'autentica amicizia e collaborazione con i discendenti degli emigrati trentini all'estero facendoci portavoce nel nostro territorio delle loro istanze".

Trata-se de uma iniciativa inspirada nos resultados da colaboração entre membros do OSAR e CTSP, no intuito de haver em Trento colaboradores dos descendentes trentinos, visando uma autêntica colaboração que traga bons resultados para ambos os lados.

O CTSP parabeniza todos os diretores do OSAR, desejando sucesso e ótimos resultados pela causa autonomista trentina.

Para acessar o site do OSAR, clique aqui.