Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Amato Valenti, Gustavo e
Álvaro Pontalti, Jéssica Batista.



Comunicado

20/10/2009 – Orientaçőes Gerais visando o Sucesso dos Trabalhos do CTSP

Prezados Associados,

A maioria dos processos de cidadania foi enviada para Roma no final do Ano de 2008 por parte do Consulado Italiano de São Paulo. De fato, estamos vendo movimentação do Ministério do Interior Italiano no que tange à análise dos processos, visto que já emitiram várias notificações para apresentação e/ou substituição de documentos.

Algumas famílias já receberam notificação do Consulado Italiano dando parecer positivo para concessão da cidadania italiana, como a Família Pontalti, confirmando nossa informação de que em Roma estão de fato trabalhando na análise dos processos de cidadania.

Em função disso, dentro de um esforço para que tenhamos sucesso depois de uma longa e exaustiva temporada de espera, solicitamos a todos os requerentes as seguintes providências básicas:

1. Nomeação do Representante da Família (RdF):

Cada Família deverá definir para o CTSP o nome de um Representante da Família (RdF) para facilitar e agilizar a interação com o Circolo Trentino principalmente visando atender eventuais demandas do Consulado Italiano.

O nome do RdF deverá ser comunicado ao CTSP através de e-mail , informando o nome do Dante Causa, email e telefone de contato.

O RdF deverá providenciar a elaboração da árvore genealógica da família dentro dos 2 padrões (modelo 1 e modelo 2), conforme descrito no item a da página Cidadania Italiana. A árvore genealógica deverá ser enviada ao CTSP por e-mail para , aos cuidados de Lisandra Ciola, o mais rápido possível.

2. Exigência de Novos Documentos por Parte do Consulado Italiano:

Os RdF devem providenciar o mais rápido possível o envio ao CTSP dos novos documentos exigidos este ano pelo Consulado Italiano, que são:

a ) Certidão de Desembarque do Dante Causa;
b) Certidão Negativa de Naturalização do Dante Cause;
c) Certidão de Óbito do Dante Causa e de outros membros da árvore genealógica que compõem o processo de cidadania da família, mesmo que não sejam requerentes.

Esses novos documentos deverão estar em conformidade com os procedimentos descritos na Página Cidadania Italiana do site do CTSP, como por exemplo, ter data de emissão inferior a 1 ano, lembrando que certidões emitidas pelos Cartórios deverão ser de INTEIRO TEOR. As novas certidões que não são de INTEIRO TEOR não são aceitas pelo Consulado Italiano. E antes de enviar esses documentos ao CTSP, os mesmos deverão ter firma reconhecida em São Paulo e ser submetidos à legalização do ERESP.

As famílias que estão com dificuldades para conseguir a Certidão de Desembarque deverão ver as opções descritas no item c) da Página Cidadania Italiana do CTSP e deverão continuar a pesquisa até que o Consulado Italiano forneça uma nova opção de documento que substitua a Certidão de Desembarque. No entanto, a recomendação do CTSP é insistir na busca desse documento que é uma exigência de Roma.

3. Cadastramento no Site do CTSP e contribuições de Associado:

Para o bom andamento dos trabalhos todos os requerentes deverão obrigatoriamente estar cadastrados no site do CTSP, e ficar em dia com as contribuições perante a Tesouraria, uma vez que o CTSP está dando prioridade no atendimento aos requerentes e famílias com esse perfil. A exceção é permitida apenas para as esposas e filhos menores de 18 anos, que são isentos de contribuição.

Para regularização das contribuições em atraso o requerente deverá enviar e-mail para , solicitando a re-emissão de boleto bancário por e-mail.

4. Comunicação de Mudança de Endereço:

Caso o requerente tenha mudado de endereço ao longo do tempo do tramitação do processo de cidadania, o mesmo deveria providenciar novo documento que comprove o local de residência conforme descrito no item i) da Página Cidadania Italiana do site do CTSP. Esse novo documento deverá ser enviado com urgência ao CTSP para ser encaminhado ao Consulado Italiano.

Com a colaboração efetiva dos RdF´s os voluntários do CTSP irão trabalhar com maior eficiência, tornando os procedimentos mais rápidos para atender as demandas tanto do Consulado Italiano como do Ministério do Interior em Roma.

O sucesso do nosso trabalho dos voluntários do CTSP será conseguido somente com um clima de harmonia, parceria e colaboração com o RdF de cada Família.

Vale destacar que os procedimentos aqui descritos são muito importantes para o CTSP uma vez que estamos prevendo que alguns processos de cidadania irão com certeza ter que ser retrabalhados em 2010 em função do parecer do Ministério do Interior em Roma.

E para finalizar aproveitamos novamente para ressaltar que a Lei 379/2000 expira em Dez/2010, porém os trabalhos de preparação de novos processos para cidadania italiana por parte do CTSP deverão encerrar em meados de Julho/2010. Caso um novo requerente queira se juntar ao processo da família já existente no CTSP, o mesmo deverá ser alertado que o prazo de encerramento do atendimento será antecipado para Julho/2010.

Sem mais para o presente momento, colocamo-nos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Ruy Bottesi
Presidente
Circolo Trentino di São Paulo – CTSP

> veja outros comunicados