Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

História e cultura

Por Everton Altmayer – Diretor de Cultura

Folclore trentino

As manifestações folclóricas são a maior expressão da alegria e liberdade do povo trentino. A região alpina possui diversas tradições, mantidas principalmente nas pequenas aldeias em meio aos vales e montanhas, e particularmente na região trentina é possível encontrar algumas das manifestações folclóricas mais antigas dos Alpes, que permanecem originais há muitos séculos.

As danças típicas são resquícios de um tempo sem tecnologias, em que as mesmas serviam para o entretenimento popular após um dia de trabalho; cada dança possui em si o modo de pensar e de viver de seu povo e, assim, as danças trazem a alegria e simplicidade do Trentino.

Trajes

Os trajes típicos tiroleses variam de região para região e são em geral modelos que eram diariamente usados até o século XIX, principalmente nas áreas rurais. Os trajes de dança são praticamente os mesmos que eram utilizados para o trabalho no campo, no corte de lenha das florestas e no trabalho doméstico. Contudo, para as festas, os trajes recebem caracteres especiais, que os diferenciavam daqueles do dia-a-dia.

Cada região possui um traje próprio, o que faz do Trentino uma região rica em trajes, com cores e formas diferentes em cada vale.

Para ver alguns trajes trentinos, acesse esse site: 
www.ilmondodeglischuetzen.it

Os rítmos trentinos

A música folclórica trentina segue os padrões tiroleses, que por sua vez se encontram entre aqueles do folclore alpino. Entretanto, cada região tem a sua forma própria de executar as danças e os ritmos. As regiões de divisa também sofriam influências e por isso era comum encontrar no norte do Tirol músicas de origem bávara e do norte da Alemanha, e no Trentino, músicas originárias das províncias italianas do Piemonte, Vêneto e da Lombardia.

Os ritmos que marcavam os antigos bailes típicos podiam ser chamados de diferentes formas entre as áreas de língua alemã, italiana e ladina.

Tirol / Südtirol

Trentino

Walzer

Valzer

Landler

Landler

Polka

Polca, Smolfrina

Boarischer

Pàiris, Pàris

Schottisch, Rheinländer

Scotisch, Scòt

Mazurka, Masolka

Mazurka, Mansullka, Masolka

Zwiefacher

Mezzo Valzer

Siebenschritt

Settepassi

Marsch

Marcia

 

Aqui estão alguns links interessantes sobre folclore trentino:

Folclore e cultura tradicional - Europa:

Próxima