Diretoria do CTSP realiza reuniões na Itália
Em viagem a Roma, Trento e Innsbruck, membros da Diretoria Executiva do Circolo Trentino de São Paulo - vice-presidente Amato Valenti e diretor de cultura, Everton Altmayer - reuniram-se com autoridades políticas em Roma e Trento para discutir a questão da Cidadania Italiana, bem como com a Diretoria da seção trentina da Federação das Indústrias Italianas (Confindustria), para tratar de assuntos referentes a acordos e projetos bilaterais entre São Paulo e Itália.
No dia 19/09/2011, a Diretoria do CTSP se reuniu o Deputado Fabio Porta, eleito pelos descendentes brasileiros na Câmara dos Deputados italiana. Discutiu-se sobre a lei 379/2000 e sobre um trabalho conjunto em prol dos descendentes, de modo a apresentar a real situação dos descendentes trentinos que há anos aguardam a cidadania, bem como solicitar maior empenho do governo em Roma. Ficou acertado que o CTSP organizará em breve, juntamente com o honorável deputado, um convênio que discutirá o tema e o levará à opinião pública italiana.
Ainda no dia 19/09/2011, a Diretoria do CTSP se encontrou com Denise Vitti, secretária do Circolo Trentino di Roma. Colaboradora da causa trentina e amiga de Maria Romana De Gasperi (filha do grande trentino Alcide De Gasperi), Denise ajuda a manter em Roma os laços entre os trentinos e descendentes lá residentes.
Os membros da Diretoria também se reuniram no dia 20/09/2011 com o Senador Dr. Oskar Peterlini, eleito pela Província de Bolzano. Professor universitário e homem de elevada cultura, mostrou interesse pela causa dos descendentes trentinos do Brasil e recebeu gentilmente os membros da Diretoria, que após apresentarem um panorama sobre a questão da cidadania italiana para os trentinos, participaram de uma sessão do Senado Italiano, onde foi anunciada oficialmente a visita do CTSP.
No dia 22/09/2011, os diretores executivos do CTSP foram recebidos pelo Eng. Paolo Dalprà, Comandante da Federação Schützen do Trentino, uma organização tradicinal e de prestígio em toda a região tirolesa, cuja origem remonta ao ano 1511. O CTSP foi recebido na sala de reuniões da Cantina Ferrari (grande produtora de vinhos), em Ravina di Trento Trentino. Discutiu-se um projeto cultural de divulgação da cultura trentina preservada no Brasil. A visita foi publicada no site oficial da Federação dos Schützen do Trentino: http://www.wtsb.org/notizie.php?id=200372
Ainda no dia 22/09/2011, houve um agradável encontro com a historiadora trentina Daiana Boller, da Universidade de Trento, que publicou, há alguns meses, no site do Partido Autonomista Trentino Tirolês (PATT), a tradução italiana da Apostila Trentina, de autoria de Everton Altmayer. Discutiu-se sobre futuros projetos de nível cultural e univeristário e sobre intercâmbios entre jovens trentinos e brasileiros.
No dia 23/09/2011, a Diretoria do CTSP visitou a Sra. Antonella Giordani, do Serviço de Imigração e Assistência Internacional da Província Autonoma de Trento. Conversou-se sobre projetos culturais desenvolvidos pela diretoria de cultura do CTSP, bem como sobre projetos do governo trentino no Brasil.
Ainda no dia 23/09/2011, o Diretor de Cultura do CTSP, Prof. Everton Altmayer, encontrou-se com o pesquisador e Schütze Osvaldo Tonina, que publica há alguns anos obras sobre a história trentina. Pesquisador entusiasta da identidade trentina, Tonina é neto de imigrantes trentinos que se estabeleceram na Argentina e conhece muito bem a realidade dos descendentes no Brasil e na América do Sul.
No dia 24/09/2011, os membros da Diretoria do CTSP encontraram-se com o Dr. Enzo Cestari, diretor do banco e cooperativa Cassa Rurale di Trento e Comandante da Compagnia Schützen di Rovereto, que há alguns anos mantém contato com o Prof. Everton Altmayer no que se refere a estudos sobre a cultura, história e identidade trentinas.
Na cidade de Rovereto, a diretoria executiva do CTSP se reuniu com Dr. Franco Panizza, Secretário de Cultura, Relações européias e Cooperação da Província Autônoma de Trento, e discutiu-se sobre os resultados atuais da lei 379/2000, bem como sobre os trabalhos e projetos do CTSP.
No dia 24/09/2011, de Rovereto, todos seguiram para a cidade de Mori, onde o CTSP participou da inauguração da nova sede do Partido Autonomista Trentino Tirolês (PATT), um dos mais antigos partidos trentinos. Estavam presentes Dr. Ugo Rossi, Secretário de Saúde e Políticas Sociais da Província Autônoma de Trento, Mauro Ottobre, membro do Conselho da Província Autônoma de Trento e prefeito de Arco, Walter Kaswalder, presidente do Partido Autonomista Trentino Tirolês e prefeito de Vigolo Vattaro (terra natal de Santa Paulina) e Dr. Lorenzo Baratter, historiador e diretor do Instituto Cimbro de Luserna.
O Prof. Everton Altmayer foi convidado pelo Dr. Franco Panizza a proferir um discurso, onde ressaltou a importância dos laços entre os descendentes trentinos de São Paulo com a terra de origem e sobre a importância dessa relação recíproca.
Durante o evento, o comandante da Companhia Schützen di Castelano, fez do Prof. Everton Altmayer membro honorário da companhia.
Algumas fotos foram publicadas: www.ilmondodeglischuetzen.it
No dia 25/09/2011, os membros da Diretoria do CTSP estiveram em Folgaria numa cerimônia organizada pela Companhia Schützen de Rovereto.
No dia 28/09/2011, a Diretoria do CTSP esteve na sede do governo trentino numa reunião com o presidente (governador) da Província Autônoma de Trento, Dr. Lorenzo Dellai, juntamente com membros da diretoria da Federação das Indústrias de Trento e da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Brasil. O encontro foi organizado pela Trentino Export e coordenado pelo Sr. Stefan Ties.
Após o encontro, os diretores do CTSP seguiram com a delegação para a Fundação Bruno Kessler, para conhecerem alguns projetos ligados à área de tecnologia digital, desenvolvidos em parceria com a Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Santa Catarina. Em seguida, houve uma reunião na sede da Confindustria de Trento, onde o CTSP se prontificou a mediar relações entre a FIESP e a Confindustria e auxiliar atividades de mediação entre empresas trentinas e brasileiras.
Ainda no dia 26/09/2011, a Diretoria do CTSP se encontrou na sede do governo trentino com Dr. Franco Panizza, para discutir melhor sobre o andamento da lei 379/2000. Panizza elogiou o vídeo Tiroleses no Brasil produzido pelo CTSP e foram discutidos projetos culturais a serem desenvolvidos.
Entre os dias 27/09/2011 e 29/09/2011, o Prof. Everton Altmayer visitou a Universidade de Innsbruck, na Áustria, onde, em 2007, participou do 27. Congresso Internacional de Filologia Românica, com apresentação de pesquisa sobre o dialeto trentino no Brasil. O encontro visa ampliar as relações com a renomada universidade austríaca, assim como divulgar a realidade social e linguística das comunidades de imigração trentino-tirolesa do Brasil.