Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

 

Culinária trentina

Canederli

Prato típico tirolês (knödel), existem várias receitas regionais no Trentino. São bolas feitas de pão amanhecido, speck, temperos, etc (do tamanho de uma bola de tênis), cozidas em uma sopa (brodo) e servidas como entrada. A tradição manda que sejam comidas sempre com colher, junto da sopa.

Ingredientes (4 pessoas):

Bolas (canedel)

Sopa ( *pode ser feita de frango ou músculo)

Preparo:

Canederli

Cortar os pães em cubos pequenos e unir o speck e a linguiça picados, sal, noz moscada (pouco), cheiro-verde bem picado e a farinha; despejar tudo em uma vasilha. Depois, unir o leite e os ovos em uma outra vasilha, misturá-los e unir aos demais ingredientes. A massa precisa dar liga, de forma que seja possível fazer bolas (com as mãos). Em caso de ficar muito húmida, colocar aos poucos mais farinha; em caso de muito seca, colocar mais leite (e mais um ovo).

As bolas são feitas com as mãos. Para fazê-las com mais facilidade, existe um segredo: molhar as mãos antes de fazer cada bola. Tradicionalmente, elas são do tamanho de uma bola de tênis, mas podem ser feitas em menor tamanho.

Sopa

Em uma panela (ou caldeira), cozinhar o frango (ou a carne) na água já temperada pelos demais ingredientes (é possível acrescentar cenoura e cheiro-verde à sopa). Colocar as bolas na sopa fervendo e deixar cosinhar, até que elas bóiem.

* Este é um dos pratos mais saborosos da cozinha trentina. Sua popularização pelos Alpes, segundo alguns, pode ser explicada por uma história. Lenda ou não, parece que o prato se popularizou com o ocorrido. Este foi um prato servido pelos camponeses tiroleses ao Imperador Francisco José da Áustria e à sua esposa, a Imperatriz Sissi. Em passeio pelo Tirol (uma das regiões preferidas do imperador), os monarcas teriam se abrigado em um refúgio de montanha e os camponeses teriam arrumado sobre o feno o seu leito. Para o jantar, teriam preparado os canederli, e com a aprovação do monarca, o prato teria se popularizado por todo o Tirol e Baviera.

Próxima